FAQ


Separamos algumas que, normalmente, são as principais dúvidas sobre a energia solar. Se ainda sim quiser nos perguntar algo, é só entrar em contato com a gente.

1 - A energia solar serve para a minha casa ou para a minha empresa?

Para os dois. A energia solar pode abastecer qualquer um, desde um sítio, uma casa na cidade até uma grande indústria. O que muda é o dimensionamento do sistema, o qual é calculado de acordo com o seu consumo. Por exemplo, normalmente, uma casa consome menos energia que uma indústria, logo o sistema para abastecer a indústria seria mais potente que o de uma casa.

2 - Qual o tamanho da área que preciso?

A área total depende de alguns fatores, um deles é a quantidade de painéis (placas ou módulos). É o seu consumo atual (e futuro), que vai determinar a quantidade de painéis necessários. Mas não se preocupe, coletamos com você toda a informação necessária e projetamos a melhor forma e local para atender o seu consumo. Inclusive, existe a possibilidade do sistema ser instalado em outro local, é a chamada geração remota.

3 - Os painéis solares irão “estragar” o meu telhado?

De jeito nenhum! Os painéis são alinhados com o seu telhado, ou com a respectiva área de instalação. Eles são bonitos e transmitem nossa preocupação com o planeta. Todos os vizinhos vão querer ter também. Além da parte estética, certificaremos que o seu telhado, ou sua área, é apta a receber a estrutura de suporte e os painéis. Com a Surya você não precisa se preocupar com nada, apenas em curtir um belo dia de sol.

4 - Eu terei energia em caso de “queda” da rede elétrica?

Em caso de queda na energia da rede elétrica, o inversor, por questão de segurança, que é mandatório para qualquer sistema “on grid”, automaticamente desliga o sistema. Retornando a energia da rede, o sistema automaticamente volta a funcionar. Mas se você faz questão de ter energia mesmo quando há a “queda”, nós iremos te apresentar as alternativas.

5 - Um sistema de energia solar valoriza o meu imóvel?

Com certeza! Segundo estudo do laboratório Americano NREL (National Renewable Energy Laboratory - Laboratório Nacional de Energia Renovável), imóveis com sistema de energia elétrica solar instalado experimentaram uma valorização de 17%, e foram vendidos 20% mais rápido que os imóveis sem um sistema. Imagine também, que o futuro morador do imóvel (ou locatário), terá um benefício direto com a sua instalação, economia na conta de luz. Isso, com certeza valoriza o seu imóvel.

6 - O sistema de energia solar precisa de manutenção?

Os sistemas geralmente precisam de pouca manutenção e não é custosa. Os painéis são projetados para durar 25 anos e existem sistemas em funcionamento há mais de 30. A Surya possui monitoramento remoto, que ajuda a gente a ficar de olho no seu sistema, mas também oferecemos o serviço de manutenção no local.

7 - Se chover granizo ou cair alguma pedra o painel solar vai quebrar?

Não. Os painéis são testados em laboratórios e desenvolvidos para aguentar diversas situações do cotidiano, incluindo: chuvas fortes, granizos, neve, pedras e etc.

8 - Como funciona a instalação do meu sistema solar?

Após você nos solicitar um orçamento, precisaremos da sua conta de luz para efetuarmos o dimensionamento e enviar uma proposta. Aprovada, iremos visitar o local e, se necessário, faremos ajustes ao projeto. Conforme a data de entrega dos equipamentos agendaremos a instalação e, em paralelo, trabalharemos na documentação para a concessionária.

9 - Quanto tempo leva a instalação?

Depende do tamanho do projeto. Tem instalações que levam 2 dias, tem instalações que levam 7. As condições do local de instalação também influenciam no prazo. A visita no local consegue dar uma previsão mais realista do tempo necessário.

10 - Quanto custa a energia solar?

Instalar energia solar é um investimento, não um custo. Investimento porque o valor que você paga pelo sistema volta para o seu bolso ao longo do tempo, em forma de economia na conta de luz, geração de créditos, eventuais descontos em impostos e valorização do seu imóvel. Enquanto que um custo, por exemplo, quando você compra ou tem um carro, não traz o valor de volta. Um carro perde valor com o tempo, um carro não ajuda a economizar dinheiro, pelo contrário. O valor a ser investido depende diretamente da quantidade de energia consumida e o quanto você deseja produzir. Por exemplo, você pode consumir 300 kWh por mês, mas, como não quer investir muito, você pode adquirir um sistema que gera 150 kWh por mês. Faça uma simulação e/ou entre em contato conosco, investir em energia solar é mais vantajoso que ter uma poupança, um CDB e outros investimentos.

11 - É possível financiar um sistema de energia solar?

Existem linhas de financiamento que podem ajudar você. Diversas instituições financeiras dispõe de crédito para pessoas e empresas que desejam ter energia solar. Nós vamos te ajudar com isso também.

12 - Quanto tempo dura um sistema de energia solar?

Você, seus filhos e até seus netos poderão aproveitar o sistema. Os painéis solares vem com garantia de “perfomance” do fabricante de 20/25 anos em média. Existem sistemas em funcionamento há mais de 30 anos.

13 - Quanto irei economizar com um sistema de energia solar?

O seu consumo e o “tamanho” do seu sistema irão determinar o quanto você economizará. Com os financiamentos disponíveis, os incentivos legais, regulatórios e fiscais, com o barateamento da produção e o aumento da energia, o acesso a esse sistema ficou mais fácil e barato. O sistema começa a se pagar (e gerar energia) imediatamente, e com aumento da energia o retorno do investimento é mais rápido, sendo que a taxa de retorno de um sistema (ROI) é normalmente de 15-20%. Normalmente um sistema solar se paga em 05 a 07 anos.

14 - Como funciona esse sistema de compensação de energia (os famosos créditos)?

Nos sistemas conectados à rede elétrica, toda a energia gerada pelo sistema de energia solar, que não é consumida, é automaticamente enviada para a rede pública. Com o relógio bidirecional, que é instalado pela concessionária, a quantidade de energia injetada (quando você produzir mais que consumir), é medida e creditada pela concessionária. Junto com a sua conta de luz virá o total consumido e o total creditado (injetado na rede). Os créditos poderão ser consumidos em até 60 meses. Ex: 1 kWh injetado gera crédito de 1 kWh para ser consumido (abatido da conta de luz) em até 60 meses.

15 - Eu posso ter energia solar em um local e usar meus créditos em outra conta (outro local)?

Sim. Outro grande incentivo para a anergia solar é o chamado autoconsumo remoto, que é a possibilidade do consumo dos créditos em uma outra unidade consumidora, desde que cadastrada na mesma concessionária e com o mesmo CPF ou CNPJ da unidade geradora. Por exemplo, se você tem uma casa na cidade e uma no campo/praia, ou dois escritórios, ou matriz e filial, e instalar um sistema na sua casa de campo/praia ou na sua filial, e produzir mais energia que consome, é possível consumir os créditos gerados em sua casa na cidade (ou na matriz), contanto que ambas estejam sob a área de atuação da mesma concessionária de energia.

16 - Eu posso, junto com um amigo ou os meus vizinhos, instalar um sistema de energia solar?

Sim. Hoje é possível que duas ou mais pessoas (ou empresas) se juntem e instalem o sistema em um local mais adequado que não necessariamente suas casas ou empresas, e usufruam do sistema de compensação. Isso chama-se geração compartilhada. É preciso estar na mesma concessionária (fornecedora) de energia. Consulte-nos para saber mais!

17 - Tenho alguma isenção de impostos, desconto ou incentivo se eu instalar um sistema de energia solar?

Sim. Diversas cidades brasileiras oferecem incentivos fiscais para micro e minigeradores fotovoltaicos, como descontos no IPTU. Também é uma questão de tempo para que novos projetos de lei que buscam incentivar a adoção da energia solar entrem em vigor.

18 - Como funciona o sistema de energia solar?

Os painéis captam a luz do sol, e a transformam em energia elétrica, que é canalizada através de cabos solares para o inversor, onde a energia gerada (CC) é convertida para a energia elétrica da sua casa (CA) e distribuída internamente. Quando o seu sistema de energia solar produzir mais do que você precisa, o excedente é enviado a rede elétrica, gerando créditos para você (sistemas “on grid”).

19 - Qual o impacto e os benefícios ambientais da energia solar?

Enormes. Trata-se de uma energia limpa, pois sua geração não polui; renovável, fonte praticamente inesgotável, o Sol “nasce” todos os dias; a produção da energia não gera nenhum GEE (Gases de Efeito Estufa); e a energia é produzida localmente, dispensado grandes redes de distribuição que são caras e ineficientes. Ainda que a maior parte da energia gerada e utilizada no Brasil seja de hidrelétricas, essa matriz, custa caro, a obra demora anos e causa grandes impactos impactos, alterando cursos de rios, inundação de quilômetros áreas povoadas e de mata nativa. Veja, para cada um metro quadrado de painel solar instalado evita-se a inundação de 56 metros quadrados de terras férteis, na construção de novas usinas hidrelétricas. Além disso, por conta da alta demanda, e pouca produção, o Brasil também gera energia elétrica através das usinas termoelétricas, que liberam gases poluentes na sua geração, que é realizada através da queima de diversos materiais, como por exemplo, carvão, óleo, gás e etc.

20 - Consigo desligar minha ligação com a concessionária ou ainda ter energia durante eventual queda da rede elétrica?

Sim, tudo isso é possível, porém pode não ser o mais barato. Para se tornar independente da rede elétrica (chamado “off grid”), ou continuar alimentando a sua residência/empresa durante a falta de energia, é necessário armazenar a energia gerada pelo sistema em baterias. As baterias, apesar de estarem evoluindo, são caras e não são tão eficientes, além de não possuírem uma vida útil longa. Nos sistemas ligados a rede (chamado “on grid”), a rede elétrica funciona como sua bateria, fornecendo energia quando aquilo que você produz não é suficiente para o seu consumo ou durante a noite. A Surya trabalha tanto com sistemas “on grid” quanto “off grid”.

21 - O sistema de energia solar faz barulho, como um gerador tradicional?

Não. O sistema não emite qualquer ruído. Pode dormir tranquilo, literalmente. O sistema trabalha silenciosamente gerando energia limpa, renovável, e de graça para você.

22 - Eu consigo saber quanto estou contribuindo com o planeta?

Sim. A Surya tem um sistema que ela mesma desenvolveu, onde o cliente acessa diversas informações, inclusive aquelas relativas as suas contribuições ambientais com a adoção da energia solar.